Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ancine define horário nobre nos canais infântis

Na semana passada a Ancine (Agência Nacional do Cinema) deu início aos preparativos para a regulamentação do horário nobre nos canais de TV por assinatura, especialmente nos infantis, em que se concentra boa parte da audiência. 
Nos canais em geral, o primetime ficou estipulado que será das 19h à 0h. No caso dos canais voltados para crianças e adolescentes, o horário nobre será ainda maior: das 11h às 14h e entre às 17h e 21h, totalizando sete horas. Veja o documento completo.

Todos os canais terão que transmitir, no mínimo, três horas e meia de conteúdo nacional por semana. A ideia é que, dentro destes horários, sejam aplicadas as polêmicas cotas nacionais de programação, que obrigam todos os canais a transmitir programas feitos no Brasil. Alguns canais, inclusive, já começaram a dar os primeiros passos neste aspecto e exibem produções feitas no Brasil.

A implementação total das cotas deverá acontecer até setembro de 2013. Até setembro deste ano, o espaço da cota de conteúdo nacional será de 1h10. De 14 de setembro de 2012 até 12 de setembro de 2013, de 2h20. Os canais terão 90 dias para se adequar à nova lei. Quanto aos anúncios publicitários, motivo de crítica constante dos assinantes que reclamam do excesso, a Ancine estipulou que será similar ao da TV aberta, neste caso, 25% do tempo. Durante o horário nobre, o limite será de 75 minutos para canais de variedades e de 105 minutos para os infantis e adolescentes.

Obviamente, o projeto de cotas não agrada a todas as pessoas, que acreditam que o governo quer mandar na liberdade de escolha do assinante, obrigando-o a assistir aquilo que não quer. Além disso, existe um grande receio contra o conteúdo que será oferecido. O lado positivo é para as produtoras, já que isso abre um novo mercado de produção para elas. A mudança será sentida mais ainda pelo telespectador, pois cria mudanças drásticas na grade de programação de todos os canais e, para muita gente, será difícil aceitar conteúdo brasileiro no horário em que era exibido um desenho ou uma série favorita.

Créditos ao ANMTV

Curtanossa página no Facebook
Siga oBTCN no Twitter 
E participe denossa comunidade no Orkut

BTCN Conectado a Você!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Arquivo do blog

Marcadores

Recomende este blog!


  ©Blog TV a Cabo News - Todos os direitos reservados.

Template by BTCN Group | Topo