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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nickelodeon divulga resultado da pesquisa sobre o poder das crianças

Viacom International Media Networks, distribuidora do canal Nickelodeon no Brasil, divulgou hoje os resultados da pesquisa O Poder da Influência da Criança nas Decisões de Compra da Família. O estudo foi feito em 11 países, entre eles México, Canadá, Brasil, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Polônia, Coreia do Sul e Austrália. Foram ouvidas ao todo 15.600 pessoas, entre crianças de 9 a 14 anos e pais e mães com filhos de 6 a 14 anos.

Os resultados apresentados no Brasil representam apenas os dados do país, os quais contaram com entrevistas online, de representatividade nacional. As perguntas giraram em torno da influência das crianças nas compras domésticas, hábitos de consumo e mídia. Foram abordadas as seguintes categorias: automóveis, celulares e operadoras, vestuário, computador, alimentação, eletrônicos, saúde e beleza e calçados.
Segundo Adriana Pascale, gerente de pesquisa do canal Nickelodeon, diferentemente das gerações anteriores, a tomada de decisões no âmbito familiar de hoje é quase inteiramente colaborativa. “Atualmente, pais e filhos têm um tipo de relacionamento diferente dos relacionamentos de gerações passadas”, aponta Adriana. 79% dos pais entrevistados dizem que são mais próximos dos filhos do que seus pais eram deles. 78% declararam que nos dias de hoje, há menos diferença de geração entre pais e filhos do que quando eles eram crianças e 69% tinham mais medo de desobedecer aos pais do que seus filhos têm hoje de desobedecê-los.
Segundo a pesquisa, compreender a dinâmica familiar no que diz respeito à tomada de decisão é a chave para desenvolver um orçamento familiar ideal.  “As famílias mudaram para um modelo menos hierárquico, onde todos têm algo a dizer. No modelo familiar antigo, havia certa ditadura contra as atitudes democráticas familiares atuais. Além disso, os filhos, em sua maioria, estavam sob controle. Os pais tentavam compreender os filhos, enquanto hoje, eles os compreendem genuinamente”, diz Adriana.

A maioria dos pais e filhos divide muitas atividades em conjunto, como por exemplo, assistir a programas de TV. É o que declararam 99% dos pais e 98% dos filhos. 89% dos filhos e 90% dos pais dizem que navegam com seus filhos na Internet, tornando esta a segunda atividade mais compartilhada entre eles. Há uma diferença na percepção de pais e filhos quando questionados sobre leitura de revistas. 91% dos pais afirmam ler com os filhos contra 83% dos filhos.

É comum que os filhos se interessem mais por produtos quando os pais estão assistindo TV. Isso é o que aponta 83% dos pais. Elas costumam desejar mais os produtos quando seus pais estão por perto. Na maioria das vezes, os pais pedem a opinião dos filhos sobre produtos a serem comprados, principalmente aos filhos mais velhos. 74% dos pais costumam pedir opinião aos filhos mais velhos, enquanto que 53% consultam os filhos menores para os produtos destinados a eles.
97% dos pais conversam com seus filhos antes de sair às compras. Sendo que 91% declararam que são eles mesmos que iniciam o diálogo. A opinião das crianças é seriamente considerada pelos pais mesmo quando o produto não é para seus filhos. É o caso da compra de automóveis. 60% das crianças declararam que a sua opinião é levada em consideração por seus pais.

A principal razão, de acordo com a pesquisa, para considerar a opinião dos filhos com seriedade é a oportunidade de ensiná-los que a opinião deles é importante. E isso pode ser notado nas categorias abordadas no estudo. Na maioria das vezes, as decisões familiares são tomadas de forma colaborativa entre pais e filhos. 51% dos pais declaram que tomam a decisão final, mas sempre ouvindo a opinião dos filhos. 49% afirmam decidir juntos.

Os pais afirmam que há uma grande influência dos filhos nas decisões dos lugares onde a família costuma ir, como por exemplo, cinemas e restaurantes. 66% das decisões são feitas de forma colaborativa quando o assunto é cinema para toda a família. 49% dos pais escolhem os restaurantes junto com seus filhos. Mas as crianças também influenciam na compra de produtos para a família, sendo a colaboração mais alta para vestuário, alimentação e calçados. 56% dos pais afirmam que escolhem junto alimentação e calçados e 54%, vestuário.

Os filhos confiam nas Internet e na TV para buscar informações sobre produtos e marcas. 82% das crianças declararam a Internet como a principal fonte de pesquisa, seguida dos comercias de TV, com 70%.




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